quarta-feira, 15 de abril de 2009

Monty Python's Flying circus



Ficha da série
Título original: Monty Python's flying circus
País de origem: Reino Unido
Escrito por: Graham Chapman, John Cleese, Terry Jones, Michael Palin, Eric Idle e Terry Gilliam
Actores principais: Graham Chapman, John Cleese, Terry Jones, Michael Palin, Eric Idle e Terry Gilliam, com participações de Carol Eveland e Connie Booth
Data de estreia: 5 de Outubro de 1969, no canal BBC2
Data de fim: 5 de Dezembro de 1974, no mesmo canal
Número de temporadas: 4
Número de episódios: 45
Tempo de duração: 30-35 minutos
Anos que esteve no ar: 5



Esta é uma das séries da BRITCOM mais conhecidas de sempre.
Foi criada por 5 humoristas ingleses (Terry Jones, John Cleese, Graham Chapman, Michael Palin e Eric Idle) e um americano, depois naturalizado cidadão britânico (Terry Gilliam). A série ficou conhecida por todo o mundo pela sua forma de humor diferente e usando muitas vezes o nonsense, ou seja, o humor sem nexo.
A partir daí a série popularizou-se e causou por vezes polémica e controvérsia. A série consistia em sketches que pelo meio tinham os desenhos animados de Terry Gilliam, que foram considerados elementos de ligação entre os sketches.
Os Monty Python influenciaram muitos comediantes conhecidos como Douglas Adams, Eddie Izzard, os criadores da série «South Park» Trey Parker e Matt Stone e os «Gato fedorento».
O fenómeno Python não se limitou apenas à série televisiva, espalhando-se por espectáculos, longas-metragens, programas de rádio e diversos videojogos e livros, além de lançar os seus seis autores à fama e ao sucesso.
Porquê o nome Monty Python? O nome Monty Python foi escolhido porque eles o consideraram engraçado. No documentário Live at Aspen, de 1998, o grupo revelou como o nome foi escolhido. Monty veio em tributo a Lord Montgomery, um lendário general britânico da II Guerra Mundial. Python porque eles decidiram ter uma palavra que também soasse evasiva, e essa pareceu perfeita.
Em 1971, o grupo fez um filme que era uma espécie de promoção à série para os EUA. Infelizmente, o filme foi um fracasso, tendo mais sucesso no país de origem do que na América. Era uma nova versão de sketchs famosos da série.
O filme chamava-se «E agora algo completamente diferente»
Em 1972 o grupo fez dois especiais de 45 minutos para promover a série na Alemanha. O nome era «Monty Python's Fliegender Zirkus», o nome da série em alemão. Estes 2 especiais estão disponíveis no youtube.
Depois da série acabar, o grupo ainda fez 3 filmes e espectáculos relacionados com a série.
Em 2006, o grupo - com 5 elementos «sobreviventes»- fizeram 6 especiais de 1 hora a apresentarem os seus sketches perferidos, e um de homenagem a Graham Chapman, o único membro falecido do grupo.
Em 2009, foi feito o documentário definitivo sobre os Monty Python: «Monty Python's almost the truth», que já se encontra disponível em DVD.

Em Portugal
A série terá tido a sua estreia no nosso país na segunda metade dos anos 70, com o nome «Os malucos do circo», e foi transmitida na RTP1. Repetiu a partir de 20 de Setembro de 1994 já na RTP2 e no espaço BRITCOM. Repetiu também na RTP memória em 2006.

Vídeos da série

Eis uma playlist com sketches famosos da série, para além do genérico da mesma.



antes da abertura da série, aparecia um homem, que ou aparecia no deserto, ou na praia, ou noutro sítio, que a única coisa que dizia era «It's» e começava o genérico da série. Esse homenzinho, interpretado por Michael Palin, ficou conhecido por «The It's Man».




Excerto do especial alemão

O especial alemão teve 2 episódios. No primeiro, os Monty Python falaram mesmo em alemão. Mas como havia problemas e os alemães perceberem o que eles diziam, o segundo episódio foi gravado em inglês e depois dobrado em alemão.




Filmes

1971-E agora algo completamente diferente
Sketchs famosos do programa (1.ª e 2.ª temporadas) regravados para promover a série nos EUA, infelizmente, não teve muito sucesso nos EUA, e teve maior sucesso no Reino Unido.




1975-Monty Python e o cálice sagrado

Sátira aos tempos do rei Artur e dos cavaleiros da távola redonda.
O filme foi feito no ano a seguir ao final da série.
Neste Filme, John Cleese junta-se de novo ao grupo. Aqui, já são sketchs novos inventados propositadamente para o filme, fazendo uma história ao longo de todo o filme.




1979-A vida de Brian
Sátira à bíblia e aos épicos religiosos. Foi um filme alvo de muitas críticas e polémicas. no documentário extra do DVD do filme, fala-se muito nisso.
final do filme - é a uma das músicas mais cantadas em funerais ingleses (!)




1983-O sentido da vida
o último filme dos Monty Python enquanto grupo.
Voltaram os sketches sem uma história fixa a este filme.




Teatro

Monty python's flying circus (1974-1980)- espectáculo baseado na série. Terminou em 1980 mas fez um último espectáculo em 1982 que deu origem ao filme «Monty Python ao vivo em Hollywood Bowl»

1982-Monty Python ao vivo em Hollywood Bowl
O único espectáculo dos Monthy Python ao vivo gravado, e o mais famoso. Neste espectáculo os Monty Python apresentaram 2 sketches do especial alemão de 1972, dobrados em inglês.
Também era com base em sketches da série.



Spamalot-musical baseado na obra dos python escrita por eric idle com base no filme «cálice sagrado».




Not the messiah-baseado em «a vida de brian» (não foram encontrados vídeos)

Os melhores sketches dos monty python- baseado na série. passou em Portugal com humoristas portugueses conhecidos.




Produtos

O sucesso dos Monty Python levou ao elevado merchandising que abrangia LP's, livros, CD's, VHS, DVD's e muito mais!

Alguns LP's /CD's













Alguns Livros












Alguns Videojogos














VHS da série













DVD's disponíveis em Portugal
A série completa













Os DVD's dos filmes





Documentário «Almost the truth»















Toda a obra dos Monty Python está disponível em DVD e Blu-ray e também no Itunes e Youtube.
Também existem imensos livros sobre a filosofia Python e o modo como os sketchs foram feitos!!! Curioso!!!

Comentário
é sem dúvida o rei de todos os programas de humor, pois influenciou e continua a influenciar muitos comediantes «novatos». O youtube consegue provar que os Monty Python continuam bem vivos (até nas escolas)! Os Monty Python abriram os sentidos do mundo não só para a comédia, mas também para alguns temas importantes para as sociedades modernas: como trocar papagaios mortos. Piadas enquanto armas mortíferas. Canibalismo em agências funerárias. A presença de cangurus na Última Ceia. Um bem-haja aos criadores deste fantástico programa!!!

Um depoimento
(...) É de longe o maior clássico (e o mais genial exemplo) do humor britânico do século XX. O humor divide-se em duas eras: A Era Pré Monty Python e a Era Pós Monty Python. A partir daí o humor nunca mais foi o que era dantes, não apenas em Inglaterra, mas no mundo todo. A título de exemplo, quer o Herman José, quer os Gato Fedorento têm claras, e assumidas, influências Pythonianas (sendo que neste último caso há até um ou outro sketch que ultrapassa a "influência" e roça o plágio.)
Al_Tereg, fórum mistério juvenil

Agradecimentos
Obrigado a todos os que me ajudaram no fórum mistério juvenil
e também ao blog http://soyunperrocallejero.blogspot.com e ao arquivo da RTP.

Sem comentários:

Enviar um comentário