sexta-feira, 27 de novembro de 2009

A grande paródia - filme

















Título original: La grande vandrouille
Título em português: A grande paródia
País de origem: França, Reino Unido
Língua: Francês/Inglês
Escrito por: Gérard Oury
Actores: Louis de Funès, Bourvil, Claudio Brook, Andréa Parisy, Colette Brosset, Mike Marshall, Mary Marquet, Pierre Bertin, Benno Sterzenbach, Marie Dubois e Terry-Thomas.
Realização: Gérard Oury
Produção: Robert Dorfmann
Música: Georges Auric e Hector Berlioz
Data de estreia: 8 de Dezembro de 1966
Duração: 119 minutos
Estúdios: Les Films Corona e The Rank Organisation Film Productions Ltd.



Em 1942, um avião da Royal Air Force é abatido sobre uma Paris ocupada pelo exército nazi.Os três pilotos saltam em pára-quedas: Peter Cunningham (Claudio Brook) cai nos andaimes de Augustin Bouvet (Bourvil), um pintor da construção civil que está a trabalhar na fachada do comando alemão, Alan Macintosh (Mike Marshall) aterra no telhado da Ópera, durante o ensaio da orquestra, dirigida por Stanislas LeFort (Louis de Funès), e Sir Reginald (Terry-Thomas) mergulha no tanque das focas, no Jardim Zoológico de Vincennes. Enquanto a polícia alemã se lança à sua procura, Stanislas e Augustin ocupam-se dos ingleses, lançando-se nas mais extraordinárias aventuras, para os conduzirem para a zona livre.



Este filme é muito bom, para mim uma das melhores comédias francesas de sempre, com uma das suas mais conhecidas duplas: Louis de Funès e Bourvil. O filme foi editado em DVD em Portugal em 2004 na caixa «Louis de Funès - volume 1», com mais outros 5 filmes protagonizados pelo actor. Um óptimo filme para quem gosta de uma boa comédia.


O trailer do filme pode ser visto aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário